PETROBRÁS: INSPEÇÃO DE FABRICAÇÃO

Jair Brasil Jair Brasil 17 de março de 2019 0 Comments

Inspeção de Fabricação Petrobras

Recentemente, por meio de consulta pública e da recém-publicada especificação técnica (ET-0000.00-0000-972-1AL-001) relacionada a requisitos gerais da qualidade de bens, a Petrobras anunciou uma mudança em seu departamento de inspeção

Inspeções de materiais e equipamentos em fornecedores, até então, realizadas pela própria Petrobras ou agência de terceira parte contratada, passarão a ser uma obrigação do próprio responsável pela fabricação, ou seja, o fornecedor, por meio da contratação de uma empresa de terceira parte, independente, com profissionais devidamente certificados, junto ao SNQC, para execução da atividade de acordo com o tipo de serviço e material/equipamento fornecido.

A iniciativa da Petrobras surge em um momento de reestruturação do mercado onde o maior objetivo, além de redução nos custos de operação, é trazer transparência e facilitar o controle das atividades realizadas. Com aspectos ressaltados pela parceria entre a Petrobras e o Inmetro para que as empresas de terceira parte que irão atuar no processo sejam devidamente acreditadas pela Cgcre/Inmetro, trazendo, portanto, maior credibilidade ao processo.

Apesar de ainda estar em desenvolvimento, o processo de implementação da realização da inspeção pelo fornecedor já se encontra próximo da sua 2ª fase, onde critérios específicos serão definidos para contratação das empresas de terceira parte.

Inicialmente empresas que possuem certificado ISO 9001-2015 estão aptas a participar de processos comerciais, desde que cumpram os demais requisitos descritos na ET, oferecendo seus serviços aos fornecedores da Petrobras. Contudo, o programa passará a exigir que as empresas sejam devidamente acreditadas junto a Cgcre/Inmetro com base na norma ISO 17020: 2012 e critérios específicos descritos pelo Inmetro por meio de uma norma específica, desenvolvida por sua divisão de acreditação de organismos de inspeção, DIOIS.

Fonte: PETROBRÁS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X