Petrobras planeja US $ 105 bilhões em investimentos até 2023

Jair Brasil Jair Brasil 12 de junho de 2019 0 Comments

O

Petrobras planeja US $ 105 bilhões em investimentos até 2023

Por Irina Slav – 12 de junho de 2019, 3:00 PM CDT

PBR

Petrobras do Brasil planeja investir um total de US $ 105 bilhões em cinco anos para 2023 e alienar ativos no valor de US $ 35 bilhões, presidente-executivo Roberto Castello Branco disse esta semana,citado pela Reuters. Antes de Branco assumir o comando, o programa de investimento de cinco anos ficou em US $ 84,1 bilhões e os desinvestimentos foram planejados em US $ 26,9 bilhões.

A notícia vem na esteira de um acordo que a Petrobras fechou com o regulador antitruste brasileiro que permitirá a venda de vários ativos de downstream em uma oferta, segundo a companhia, para incentivar uma maior concorrência no setor. Os ativos à venda incluem oito refinarias em sete estados.

Na semana passada, a empresa também eliminou um grande obstáculo a outros desinvestimentos quando a Suprema Corte do Brasil determinou que a Petrobras poderia vender suas subsidiárias sem ter primeiro que obter aprovação do Congresso.

Esta última notícia é bem recebida pelo novo governo brasileiro, que tem ambiciosos planos de privatização. Em janeiro, o secretário de privatização, Salim Mattar, disse que a Petrobras deveria vender a maior parte de suas 36 subsidiárias como parte do plano do governo de gerar US $ 20 bilhões em vendas de ativos das empresas estatais neste ano.

Curiosamente, o novo presidente-executivo da Petrobras, que assumiu o comando em janeiro, advogou pela privatização total do gigante energético estatal. No entanto, desde que ele foi escolhido para liderar a empresa de petróleo, Castello Branco  descartou  uma privatização da Petrobras, mas ainda quer vender ativos não essenciais da empresa para reduzir sua dívida líquida maciça de  US $ 72,888 bilhões  no final do terceiro. trimestre de 2018.

A Petrobras é a empresa de petróleo listada mais endividada do mundo. Desde que ele foi escolhido para liderar a empresa de petróleo, no entanto, Castello Branco descartou uma privatização da Petrobras, mas ainda quer vender ativos não essenciais da empresa.

O primeiro ativo na linha após a decisão da Suprema Corte provavelmente seria a unidade de gasodutos da Petrobras, a TAG, que a empresa havia concordado anteriormente em vender para a francesa Engie por US $ 8,6 bilhões.

Por Irina Slav para Oilprice.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X