Grande motor do mercado internacional de FPSOs, o Brasil responde por seis dos 14 contratos de unidades esperados até 2022.

Jair Brasil Jair Brasil 2 de julho de 2021 0 Comments

Grande motor do mercado internacional de FPSOs, o Brasil responde por seis dos 14 contratos de unidades esperados até 2022.

10 contratos devem ser firmados em 2021 – dos quais 6 já foram anunciados – e outros 10 no ano seguinte, o que deve dobrar os projetos na carteira de fornecedores.

Neste ano, a Petrobras fechou contratos para as unidades Almirante Tamandaré (construída pela SBM Offshore), P-78 (Keppel) e P-79 (Daewoo/Saipem), enquanto a Equinor anunciou decisão final de investimento para o campo de Bacalhau, cujo FPSO será construído pela Modec.

Espera-se ainda o fechamento dos processos para contratação das unidades do Parque das Baleias e Mero 4, que tiveram apenas uma proposta em suas licitações, da Yinson e SBM Offshore, respectivamente.

Os outros dois contratos previstos para 2021 estão localizados na Ásia: os campos de Limbayong, na Malásia, e Liuhua 11-1, China.

No primeiro, a Petronas está avaliando os bids da Yinson, MISC, Sabah International Petroleum e o consórcio formado pelas malaias Bumi Armada, MTC e a indiana Shapoorji Pallionji.

Já o projeto da CNOOC deve envolver a COOEC, Cosco e CIMC Raffles.

Para 2022, estão no radar os FPSOs P-80, que irá operar para a Petrobras no campo de Búzios, de Gato do Mato (operado pela Shell), Atlanta (Enauta) e Maromba (BW Energy).

Enauta qualificou 4 empresas na primeira fase do processo de licitação do FPSO e a BW considera utilizar a unidade de Polvo, atualmente afretada pela PetroRio.

Há ainda o FPSO para o desenvolvimento da descoberta da ExxonMobil na Guiana (Yellowtail), além de 2 unidades na Angola (Cameia e Agogo) e Reino Unido (Cambo e Marigold) e uma na Austrália (Dorado).

Dos contratos já firmados entre 2019 e 2021, a Modec e a SBM saem na frente com 4 cada, seguidas pela Yinson com dois.

O mercado aquecendo demais !! Vamos com tudo pessoal.

No alternative text description for this image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X