Dia do Profissional de END e Inspeção

Cristiano Silva Cristiano Rosa 27 de março de 2019 0 Comments

Hoje, 27 de março, comemora-se o aniversário da Abendi. Essa ocasião é marcante por celebrar nossos 40 anos. Não por acaso é, também, o Dia do Profissional de END e Inspeção. A atividade de inspeção é, sem dúvida alguma, uma das mais importantes que existe. Estamos falando de uma profissão que avalia a integridade dos equipamentos e das instalações industriais como um todo. De um trabalho que reforça, significativamente, a confiabilidade nas empresas, por mitigar os riscos de acidentes e aumentar a segurança. Isso, de fato, contribui, diretamente, para a conservação da Vida e do Meio Ambiente.
Em centros mais avançados da Europa e da América do Norte, o profissional de inspeção tem uma posição destacada que, infelizmente, no Brasil não ocupa. Principalmente, nesses últimos anos, que passamos a pior crise econômica da história recente, impactando nossos profissionais com o desemprego, provocado pela redução drástica da atividade industrial. Entretanto, nós não podemos, sob hipótese alguma, em função disso, deixar de destacar a relevância e a importância desse profissional para o país, de forma ampla e geral.
Analogicamente, o profissional de inspeção pode ser comparado a um médico; em tudo aquilo que é feito em relação à saúde, ao diagnóstico de doenças, realização de exames… Muitas dessas técnicas são aplicadas nas fábricas, obviamente, voltadas às máquinas.
Com preocupação temos observado uma crescente desvalorização da atividade de inspeção, inclusive com redução drástica dos níveis salariais que são atualmente praticados.
É preciso reagir imediatamente. A Diretoria da Associação assume este compromisso nesta data.
Por fim, uma mensagem nossa, nessa data tão significativa, que é, também, aniversário da Abendi, comemorando seus 40 anos. Uma felicitação de profundo respeito, admiração e agradecimento, por essa categoria, singularmente, importante ao desenvolvimento do nosso país. Não temos qualquer dúvida que retomaremos o nosso crescimento, de que os empregos voltarão e de que o profissional terá, também, o reconhecimento e a expressão da sua atuação resgatados.
A Abendi sente-se, extremamente, orgulhosa em possuir aproximadamente 25 mil profissionais certificados em seus diversos sistemas de qualificação e certificação de pessoas. Muito obrigado a todos. Você nos enchem de orgulho!

Abraços,

João Conte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X