Construção de refinaria e fábrica de lubrificantes no Espírito Santo pode atrair R$ 2 bilhões

Cristiano Silva Cristiano Rosa 29 de maio de 2020 0 Comments

A Oil Group e a EnP assinaram nesta sexta (29) um acordo para desenvolver o projeto de construção da Refinaria Espírito Santo (RefinES) e da Fábrica Capixaba de Lubrificantes e Asfalto (LubCap). A expectativa das empresas é que as obras captem investimento na ordem de R$ 2 bilhões para os dois projetos.

As empresas esperam que os estudos de viabilidade e licenciamento ocorram até o final do ano que vem, com as obras estimadas para começarem em 2022. As cidades que receberão os empreendimentos serão definidos posteriormente.

A RefinES terá capacidade inicial de 30 mil barris por dia, com refino de gasolina, diesel, óleo diesel marítimo e óleo combustível — a empresa trabalha com projetos modulares, que podem ser expandidos futuramente. A LupCap é pensada para produzir, inicialmente, mil barris por dia de lubrificantes e 500 toneladas por dia de asfalto, com possibilidade de aproveitamento do petróleo pesado produzido em terra no Espírito Santo.

“Pelas condições privilegiadas do Espírito Santo, como localização estratégica, ambiente de negócios nota A e a combinação de produção terrestre e marítima de diferentes tipos de óleo, o estado foi escolhido para esses dois empreendimentos”, explicou o CEO da EnP, Márcio Felix.

O acordo foi assinado em cerimônia por videoconferência e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento do ES, Marcos Navarro.

Esta semana, a Oil Group assinou um acordo para desenvolver uma refinaria de 20 mil barris por dia de capacidade no Porto do Açu, no Rio de Janeiro. Os planos da companhia para o Sudeste e Nordeste são investir em plantas maiores, expansíveis — no Açu, projeto contempla uma expansão para 50 mil barris/dia. Em outra frente, no Nordeste e Centro-Oeste, vê oportunidade para minirefinarias.

De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.
Fonte : epbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X